sábado, 8 de setembro de 2012

Uma celebração de GRATIDÃO!

 

image

TEMA: 50 anos Formando Sacerdotes para a Missão
LEMA: “Dar-vos-ei Pastores segundo o meu coração” Jr 3,15

 

É Tempo de Jubileu! É tempo de júbilo! É tempo de Ação de Graças! É tempo de agradecer a todos que construíram essa história. Por isso, essa celebração que estamos realizando ao longo deste ano, nós a chamamos de celebração de gratidão.

Ao Cristo, Bom Pastor! Foi do seu coração que nasceu o Seminário Nossa Senhora das Dores. Não é sem razão que o lema escolhido para iluminar todo o ano jubilar é precisamente: “Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração” (Jr 3, 15).

Nós, formadores, insistimos com os seminaristas: “a capela é o coração desta casa de formação”. Entendemos que é do contínuo encontro do coração do formando com o Coração Misericordioso do Bom Pastor, que o seminarista vai construindo sua identidade de cristão e de futuro presbítero, chamado a viver a caridade pastoral. E é também contemplando o Seu Coração que esta instituição vem desempenhando sua missão ao longo desses 50 anos. Ao Bom Pastor, que quis que essa sementeira existisse em nossa Diocese, nós agradecemos.

O jubileu é uma celebração de gratidão aos nossos bispos, que inspirados pelo Espírito e em plena comunhão com o Coração do Bom Pastor, como pastores desta porção do Povo de Deus, dedicaram ao longo dessas cinco décadas, recursos econômicos e humanos para que o seminário cumprisse a sua nobre e delicada missão de formar os presbíteros desta Igreja Particular.

A Dom Paulo Hipólito, a Dom Augusto Carvalho, a Dom Antonio Costa, a Dom Bernardino Marchió, atual Bispo Diocesano, nós, presbíteros, formadores e formandos da Diocese de Caruaru expressamos o nosso reconhecimento. Nós podemos contemplar, com nossos próprios olhos, os frutos do labor das mãos e do amor zeloso desses nossos pastores: o prédio da FAFICA, primeira sede do Seminário; a casa da filosofia, segunda sede do Seminário; a ampliação do Centro Pastoral Diocesano, atual espaço utilizado para acolher os estudantes da teologia; O prédio do Instituto de Teologia de Caruaru – ITEC. E o mais precioso patrimônio de todos: um presbitério nativo, formado em sua esmagadora maioria, por esta instituição jubilar. A eles nós dizemos: obrigado!

O jubileu é uma celebração de gratidão aos formadores que, ao longo destes anos, doaram-se a essa árdua, dura e muitas vezes, incompreensível missão de formar. Mas também podemos dizer: fascinante e encantadora tarefa de ajudar aqueles que foram confiados aos nossos cuidados, a se configurarem ao Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, e assim, poderem doar as suas vidas na plena certeza de quem “perde a sua vida, para ganha-la” (Cf. Mc 8, 35).

Deus está concedendo a mim e ao Pe. Adriano Davi a graça de estarmos celebrando este jubileu como formadores da Diocese de Caruaru. Mas, nós somos herdeiros e continuadores de um trabalho dedicado de formadores que nos precederam. O seu trabalho foi fecundo. Pela dedicação de suas vidas, nossa gratidão. O que celebramos é uma rica herança de todos os que nos antecederam.

O jubileu é uma celebração de gratidão a todos os animadores e animadoras vocacionais: Bispos, párocos, religiosas, religiosos, missionários e missionárias que, na simplicidade do seu cotidiano, foram e continuam sendo testemunhas que fazem despertar a semente da vocação. Gratidão a todos (as) que nos ajudam – muitos no anonimato – a formar os futuros presbíteros da Igreja.

Esta comemoração jubilar faz brotar um profundo reconhecimento e sentimento de gratidão aos inúmeros colaboradores dessa empreitada:

- aos párocos que acolhem e acompanham seminaristas no final de semana para a experiência pastoral-missionária;

- aos padres que estão incentivando e estruturando a OVS nas paróquias e comunidades, para podermos continuar investindo maciçamente na formação;

- às pessoas de boa vontade que oram incessantemente pelo surgimento de novas vocações e pela perseverança e santificação dos chamados ao ministério sacerdotal;

- às instituições de ensino e a seus professores por todo o aparato acadêmico tão precioso ao processo formativo;

- aos Diretores Espirituais, que além de nos acompanharem com suas orações, dão sua valiosa contribuição na escuta e aconselhamento.

E, culminando a nossa gratidão, queremos voltar o nosso olhar e o nosso coração de presbíteros, de formadores e formandos para aquela que apresentou a oferta do seu Filho no Altar da Cruz. À Mãe das Dores, que acompanhou e continua acompanhando essa história de 50 anos, o nosso muito obrigado! A Ela nos consagramos.

E, com Ela, pelo que Deus fez e faz na história do nosso querido seminário, cantamos: “O Senhor fez em mim maravilhas, santo é o Seu nome” (Lc 1, 49).

Pe. José Ademilton Francisco da Silva (Pe. Pio)

Reitor do Seminário Interdiocesano Nossa Senhora das Dores

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário