sábado, 8 de setembro de 2012

A Palavra de Deus: Luz para os meus passos!

 

Com a graça de Deus estamos no mês que tradicionalmente aludimos à Palavra de Deus. É muito interessante ver como a bíblia entra solenemente nas nossas liturgias, como os cânticos se revestem de um tom bíblico. Todavia, não é apenas no mês de setembro que somos convidados a nos voltarmos para a Palavra de Deus, pois assim como o corpo humano precisa de alimento para sobreviver, o nosso espírito pede de nós um alimento capaz de o sustentar nas lutas diárias que enfrentamos.

Assim, há uma frase no salmo 118, 47 que diz: “Muito me alegro com os vossos mandamentos, que eu amo, amo tanto, mais que tudo!” e que de alguma forma acaba mostrando para nós a profundidade de cada palavra que a sagrada escritura contém. Como não ver os inúmeros grupos que se reúnem ao redor da Palavra de Deus para a meditação e interiorização da mesma, como não sentir a força desta mesma Palavra invadindo a vida das pessoas e transformando cada pessoa de forma que Ela não volta para Deus sem de fato produzir o efeito esperado.

Diante disso vemos e conhecemos inúmeras pessoas que ainda não fizeram um encontro com Jesus Cristo e, por isso mesmo, não descobriram a profundidade do seu amor. Por vezes tais pessoas até gostam da fé, até admiram-na,mas evitam se aprofundar nos mistérios vindos do coração de Deus. Talvez foi por isso que certa vez falou Santo Agostinho: “As pessoas costumam amar a verdade quando esta as ilumina, porém tendem a odiá-la quando as confrontam.” É justamente esse tipo de mentalidade que por vezes invade o coração das pessoas: se gosto abraço, se não me alegra rejeito.

Ainda o Papa Bento XVI nos adverte de forma muito bonita dizendo: “Em todas as idades e todos os lugares, aqueles que têm a graça de conhecer Jesus, especialmente através da leitura dos Santos Evangelhos, permanecem fascinados, reconhecendo que em sua pregação, seus gestos, em sua Pessoa, se revela o verdadeiro rosto de Deus, e ao mesmo tempo nos releva a nós mesmos, faz-nos sentir a alegria de ser filhos do Pai do céu, indicando-nos a base sólida sobre a qual construir nossas vidas". Assim, neste mês façamos a experiência de iluminar a nossa vida com a Palavra de Deus e de fazer de nossa vida uma resposta clara a esta mesma Palavra. Também peçamos a Deus que nos ilumine com o seu Espírito afim de que possamos corresponder mais fielmente à sua Palavra, pois ela ilumina os nossos passos.

 

Diác. Emanuel Rodrigues

Coord. diocesano da OVS

Nenhum comentário:

Postar um comentário