terça-feira, 4 de maio de 2010

Visita à Comunidade Nossa Senhora da Conceição de Gravatá do Ibiapina

A Comunidade de Gravatá do Ibiapina foi a terceira, deste ultimo final de semana, que visitamos. A comunidade não é paróquia, mas dado ao tamanho do lugar e a estrutura da Igreja, que tem porte de paróquia. E também pela fiel contribuição com a OVS. Então,  padre Ivemar, pároco de Taquaritinga do Norte, onde a comunidade faz parte, pediu para formamos uma coordenação local em Gravatá do Ibiapina. Então, na reunião que aconteceu no domingo à tarde, Júlia se propôs a ser a coordenadora. Jandira e Maria Amara, serão a vice-coordenadora e assistente, respectivamente.

Obrigado à Comunidade de Gravatá do Ibiapina e à coordenação local da OVS, e também ao padre Ivemar pela a abertura das portas de sua paróquias para a OVS.

Visita à Paróquia Santo Amaro em Taquaritinga do Norte

 

Uma das duas paróquias que visitamos no final de semana passado foi a Paróquia Santo Amaro em Taquatitinga do Norte, que fica na Região Pastoral Norte de nossa Diocese. Esta foi a primeira paróquia fora de Caruaru que visitamos.

A Paróquia de Santo Amaro é uma contribuinte fiel da OVS já ha algum tempo. Mas no formato anterior. Por isso, visitamos esta importante paróquia na história da OVS para implantar o novo formato da Obra das Vocações Sacerdotais.

A reunião com algumas pessoas indicadas pelo o padre Ivemar, novo pároco - que nos recebeu de braços abertos para acolher em sua paróquia a OVS -  foi no domingo pelo manha, antes de missa. E já formamos a Coordenação na paróquia da OVS. Jackellyne é a nova coordenadora, que junto com Raquel e Marcone irão trabalhar para que a OVS cresça  na cidade. Na missa logo após a reunião apresentamos a Cooordenação a toda comunidade.

A OVS agradece ao padre Ivemar pelo o total apoio e pelo dedicação em rezar pelas vocações. A agradecemos também à Coordenação e a todo Povo de Deus da Paróquia Santo Amaro.

Visita à Paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo em Caruaru

 

No último final de semana, a Equipe Diocesana da OVS, visitou mais duas paróquias de nossa diocese. Uma delas, no sábado, dia 1°, foi a Paróquia Nossa Senhora do Monte Carmelo, que fica no bairro Salgado em Caruaru. O pároco, padre Kennedy Amorim, que também é o ecônomo da diocese, nos recebeu com grande carinho e atenção. A Obra das Vocações Sacerdotais estava na pauta de assuntos da reunião do Conselho Pastoral Paroquial.

Nesta reunião, foi explicado a nova estrutura da OVS, tal como todo o material para o bom desempenho da mesma. E foi constituída a Coordenação Paroquial da OVS. A Coordenação será composta pelo casal Rivaldo Zacarias e Maria das Neves, que há algum tempo já ajudavam na OVS no formato anterior.

Agradecemos o apoio do padre Kennedy e também do padre Adjaildo, e também pelo carinho e atenção à OVS e pelas vocações. Agradecemos também à toda comunidade paroquial do bairro Salgado, e também à nova Coordenação da OVS na paróquia. Deus vos abençoe!

sábado, 1 de maio de 2010

1° de maio, Dia do Trabalhador

theotokos I

No Dia Mundial do Trabalho, que para a Igreja é dia de São José Operário, é conveniente propormos uma reflexão a partir da importância do trabalho e de sua missão na dignificação do ser humano. A Igreja ensina que: “O trabalho representa uma dimensão fundamental da existência humana como participação na obra não só da criação, mas também da redenção”. (CDSI n° 263). Mas, nos anais da história percebemos o quanto essa dimensão da nossa vida foi empobrecida pelas mais diversas ideologias. Poderiámos ressaltar aqui o Capitalismo e o Comunismo, como regimes sócio-econômicos que desde o último século vêm ferindo o homem em sua dignidade. Por isso, temos como consequência disso uma realidade de exploração, que mundialmente vem potencializando a desigualdade social. Acerca disso vale a pena recordar algumas palavras do Beato João XXIII:

Amargura profunda invade o nosso espírito diante do espetáculo tristíssimo de inumeráveis trabalhadores, em muitas nações e continentes inteiros, os quais recebem um salário que os submete, a eles e às famílias, a condições de vida infra-humanas. […] Mas, em alguns desses países, a abundância e o luxo desenfreado de uns poucos privilegiados contrasta, de maneira estridente e ofensiva, com as condiçoes de mal-estar extremo da maioria. […] Julgamos, pois, dever nosso afirmar, uma vez mais, que a retribuição do trabalho, assim como não pode ser inteiramente abondonada às leis do mercado, também não pode fixar-se arbitrariamante. Há de estabelecer-se segunda e justiça e a equidade. É necessário que aos trabalhadores de dêm um salário que lhes proporcione um nível de vida verdadeiramente humano e lhes permita enfrentar com dignidade as responsabilidades familiares”. […] (MATER ET MAGISTRA n° 65-68)

Olhando para o exemplo do pai adotivo de Jesus, que com seu trabalho garantiu o sustento da Sagrada Família de Nazaré, queremos primeiramente servir a Deus e a sua obra, bem como trabalhar pela dignidade de todos os homens. Para isso, suplicamos sua copiosa proteção e interseção, a fim de sermos fiéis à nossa vocação de filhos e filhas de Deus.

São José Operário, rogai por nós!

Visita à Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Caruaru

No dia 24 de abril, visitamos a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, para conversarmos sobre a OVS e a instalação da mesma na paróquia. Fomos recebidos pelo pároco, padre Bianchi que nos escutou atenciosamente e dispôs pensar nas pessoas para constituir a Coordenação Paroquial. Ficou combinado de voltarmos para formar a Coordenação.

Visita e instalação da OVS na Paróquia São José no bairro Petrópolis, Caruaru

 

No dia 24 de abril, a Equipe Diocesana da OVS, visitou a Paróquia São José. Na ocasião, foi constituida a Coordenação Paroquial, escolhida com o apoio do pároco, padre Zenilson Tibúrcio, que se mostrou bastante interessado pela a implatação da OVS na paróquia, e demonstrou grande carinho pelas vocações.

A Coordenação Paroquial ficou constituido assim: Coordenadora: Luciete Andrade da Silva, vice-coordenadora: Maria de Lourdes de Brito Aquino e a assistente: Maria Martins Ramos. Também foram cadastradas algumas zeladoras para iniciarem o trabalho da OVS.

Agradecemos o carinho e atenção da Paróquia são José, em especial, padre Zenilson e a Coordenação Paroquaial da mesma.

Visita e instalação da OVS na Paróquia Nossa Senhora das Dores – Catedral Diocesana de Caruaru

No dia 25 de abril, foi instalada a OVS na Páróquia Nossa Senhora das Dores, com a formação da Coordenação Paroquial, que tem agora como Coordenadora Maria Lúcia Mendes de Souza Silva, vice-coordenadora Josefa Lúcia Ribeiro Paca e assistente Maria de Fátima Leal Barros. As três foram indicadas pelo Mons. Olivaldo, pároco e Vigário Geral de nossa diocese, e também pelo padre Francisco, vigário paroquial.
A Equipe Diocesana sente-se muito feliz a agradecido pelo carinho dedicado a OVS. Demonstrando assim, o desejo do Povo de Deus e das paróquias, tanto pelos padres, como pelas coordenações, de trabalhar pela formação dos futuros sacerdotes, contribuindo na construção do Reino de Deus.
Agradecemos a todos da paróquia das Dores, pelo entuasismo em prosseguir a caminhada desta Obra na paróquia.