sábado, 1 de maio de 2010

1° de maio, Dia do Trabalhador

theotokos I

No Dia Mundial do Trabalho, que para a Igreja é dia de São José Operário, é conveniente propormos uma reflexão a partir da importância do trabalho e de sua missão na dignificação do ser humano. A Igreja ensina que: “O trabalho representa uma dimensão fundamental da existência humana como participação na obra não só da criação, mas também da redenção”. (CDSI n° 263). Mas, nos anais da história percebemos o quanto essa dimensão da nossa vida foi empobrecida pelas mais diversas ideologias. Poderiámos ressaltar aqui o Capitalismo e o Comunismo, como regimes sócio-econômicos que desde o último século vêm ferindo o homem em sua dignidade. Por isso, temos como consequência disso uma realidade de exploração, que mundialmente vem potencializando a desigualdade social. Acerca disso vale a pena recordar algumas palavras do Beato João XXIII:

Amargura profunda invade o nosso espírito diante do espetáculo tristíssimo de inumeráveis trabalhadores, em muitas nações e continentes inteiros, os quais recebem um salário que os submete, a eles e às famílias, a condições de vida infra-humanas. […] Mas, em alguns desses países, a abundância e o luxo desenfreado de uns poucos privilegiados contrasta, de maneira estridente e ofensiva, com as condiçoes de mal-estar extremo da maioria. […] Julgamos, pois, dever nosso afirmar, uma vez mais, que a retribuição do trabalho, assim como não pode ser inteiramente abondonada às leis do mercado, também não pode fixar-se arbitrariamante. Há de estabelecer-se segunda e justiça e a equidade. É necessário que aos trabalhadores de dêm um salário que lhes proporcione um nível de vida verdadeiramente humano e lhes permita enfrentar com dignidade as responsabilidades familiares”. […] (MATER ET MAGISTRA n° 65-68)

Olhando para o exemplo do pai adotivo de Jesus, que com seu trabalho garantiu o sustento da Sagrada Família de Nazaré, queremos primeiramente servir a Deus e a sua obra, bem como trabalhar pela dignidade de todos os homens. Para isso, suplicamos sua copiosa proteção e interseção, a fim de sermos fiéis à nossa vocação de filhos e filhas de Deus.

São José Operário, rogai por nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário