A DIOCESE

DIOCESE DE CARUARU

BRASÃO DIOCESANO


  • Criação da Diocese

     Os primeiros passos para a Criação da Diocese de Caruaru começaram aos 19 de novemrbo do ano de 1944, quando o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Miguel de Lima Valverde, no salão nobre do Clube Intermunicipal fomrou a comissão pró-bispado para prosseguir com os encaminhamentos visando à criação do novo bispado em Caruaru. Aproximadamente quatro anos depois, o Papa Pio XII, em 07 de agosto do ano de 1948, através da Bula "Quae Maiori Christifidelium" erige canonicamente o novo bispado: a Diocese de Caruaru.


Vigário Geral: Mons. Olivaldo Pereira Silva

Ecônomo: Pe. Kennedy Amorim de Melo

Chanceler: Pe. José Bartolomeu Felix de Lima



  • Câmara Eclesiástica

Juiz Auditor: Mons. Dr. José Heleno dos Santos

Notário: Pe. José Bartolomeu Felix de Lima



  • Memória dos Nossos Pastores
Dom Paulo Hipólito de Sousa Libório
1º Bispo Diocesano (1949-1959)

Dom Augusto Carvalho
2º Bispo Diocesano (1959-1993)

Dom Antônio Soares Costa
3º Bispo Diocesano (1993-2002)

Dom Bernardino Marchió
4º Bispo Diocesano (2003..)



BISPOS


DOM PAULO HIPÓLITO DE SOUSA LIBÓRIO
1º Bispo Diocesano de Caruaru

     O Primeiro Bispo da Diocese de Caruaru foi Dom Paulo Hipólito de Souza Libório. O mesmo nasceu aos 10 de outubro do ano de 1513 na cidade de Picos no estado do Piauí. Filho de Carlos de Souza Libório e de Maria Izabel Ferreira Libório. Ingressou no seminário de Teresina aos 02 de fevereiro de 1929, terminados os estudos denominados “humanidades” e Filosofia, em 1935 viaja à Roma para cursar a Sagrada Teologia. Foi ordenado sacerdote aos 08 de abril de 1939 na Patriarcal Basílica de São João do Latrão. No dia 09 do mesmo mês e ano, presidiu pela primeira vez a Sagrada Eucaristia na Basílica de São Paulo.
     Regressando ao Brasil, chegando a Teresina é nomeado professor do Seminário, depois Diretor do colégio Diocesano, reitor do Seminário e Vigário Geral da Diocese de Teresina. Foi eleito bispo da diocese de Caruaru pelo Papa Pio XII aos 15 de março de 1949. Foi sagrado bispo aos 05 de junho de 1949 na Catedral de Teresina no domingo de Pentecostes. Dom Paulo tomou posse da Diocese de Caruaru aos 15 de agosto de 1949 até 1959 onde foi transferido para a Diocese de Parnaíba no Estado do Piauí.



DOM AUGUSTO CARVALHO
2º Bispo Diocesano de Caruaru

     Com a transferência de Dom Paulo para a Diocese da Parnaíba, o Santo Padre o Papa João XXIII aos 08 de agosto de 1959 nomeia Dom Augusto carvalho Bispo de Caruaru, cuja posse se deu no dia 12 de dezembro de 1959.
     Dom Augusto nasceu aos 26 de maio do ano 1917 no povoado de Santa Maria, distrito de São José de Belmonte, sertão pernambucano. Filho de Prudêncio Ivo de Carvalho e de Maria Alves da Silva. Iniciou seus estudos em Floresta – PE e de lá foi encaminhado para o Seminário São José na Diocese de Pesqueira; depois seguiu para o Seminário Maior da Arquidiocese de Olinda e Recife onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado sacerdote aos 08 de dezembro de 1943 na Igreja Matriz de Floresta – PE. Exerceu durante dezesseis anos a função de Reitor do Seminário de Pesqueira e foi também pro - vigário geral da mesma diocese. Dom Augusto governou a Diocese por 34 anos. Completados os 75 anos de idade, o mesmo obediente a determinação eclesiástica, pediu renúncia do seu governo.


DOM ANTONIO SOARES COSTA
3º Bispo da Diocese de Caruaru

     Com a renúncia de Dom Augusto, foi nomeado como sucessor Dom Antônio Soares Costa.

     Dom Costa como era chamado por todos, nasceu aos 18 de junho do ano 1930 em Nova Cruz, no Rio Grande do Norte. Filho de Francisco Soares Costa e Luiza Soares Costa. Após os estudos eclesiásticos, foi ordenado sacerdote aos 08 de dezembro do ano 1955 na Catedral Metropolitana de Natal. Depois de ordenado exerceu várias atividades em sua arquidiocese, foi capelão do Sanatório Getúlio Vargas, da Casa de Saúde São Lucas e do Colégio Marista, foi professor do seminário São Pedro, Chanceler da Cúria Metropolitana e atuou junto à Ação Católica em sua diocese.
      Foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Natal aos 02 de dezembro de 1971, sendo sagrado no dia 06 de fevereiro de 1972. O Santo Padre o Papa João Paulo II o nomeou Bispo Diocesano de Caruaru aos 27 de outubro de 1993, o qual tomou posse da Diocese aos 19 de dezembro de 1993.



DOM BERNARDINO MARCHIÓ
4º Bispo Diocesano de Caruaru

      Dom Bernardino Marchió nasceu aos 06 de setembro de 1943 na cidade de Busca na Itália. Filho de Constantino Francesco Marchió e Giovanna Giordano Marchió. Após terminar o estudo do primeiro grau menor, fez o segundo grau no Seminário em Saluzzo na Itália. No mesmo Seminário cursou Filosofia e Teologia e em Turim fez o curso de Pastoral Catequética. Foi ordenado Sacerdote na cidade de Busca em 29 de junho de 1968. Pe. Bernardino Marchió impelido pela missão, no dia 31 de outubro de 1975 chegou ao nordeste brasileiro para trabalhar na Diocese de Palmares. Nesta Diocese assumiu várias funções pastorais, dentre elas: Pároco da Catedral de Palmares, Fundador do Centro de Apóio para Menores de Rua, Coordenador da Pastoral da Juventude e da Pastoral Familiar, Vigário Geral de Palmares. Acompanha desde 1985 a Fazenda da Esperança, uma instituição que cuida da recuperação de drogados. Nomeado bispo Coadjutor da Diocese de Pesqueira no dia 27 de março de 1991 foi ordenado na cidade de Palmares no dia 29 de junho de 1991. Com a renúncia de Dom Manoel Palmeira, Dom Dino como é chamado por todos, assume o governo da Diocese de Pesqueira. Com o falecimento de Dom Antônio Soares Costa, o Papa João Paulo II nomeou Dom Bernardino novo Bispo Diocesano de Caruaru no dia 06 de novembro de 2002. O mesmo iniciou a sua missão no dia 12 de janeiro de 2003. Atualmente é membro do Conselho Permanente da CNBB e no Regional Nordeste II é responsável do Setor Juventude e das Novas Comunidades.

BRASÃO EPISCOPAL DE DOM BERNARDINO MARCHIÓ